domingo, 6 de novembro de 2016

O "Enem" do Japão


Aika não faz Enem, mas sabe o que é sofrer nas provas :/
No Japão, existe uma espécie de Enem, mas ele não serve para tirar um certificado de conclusão para o ensino médio. Todas as questões são objetivas e não existe redação.
O nome dele é esse:   大学入試センター試験 (Exame nacional para ingresso na universidade). A grande maioria dos japoneses precisa dele para entrar nas universidades. Ele é abreviado como "センター試験 (Center Shiken)" e é realizado todos os anos no primeiro sábado e domingo de janeiro.
Para ingressar nas universidades públicas do Japão, é preciso fazer o Center Shiken sem exceção. Lá é, de certa forma, como no Brasil. Há universidades públicas, particulares, com bolsa ou não, algumas melhores e outras inferiores. A maior diferença (e considero a mais importante) é que existem mais opções. Temos poucas faculdades no Brasil se você refletir sobre o número de pessoas. Mas lá não existe política de cotas.
Muitas particulares usam a nota do Center Shiken para somar a nota dos candidatos ou para cortar quem ficou abaixo do mínimo no exame, mesmo quem foi bem na prova da particular. Para ingressar nas universidades públicas é necessário fazer as cinco matérias principais: japonês, matemática, uma língua estrangeira (inglês,francês,alemão,chinês,coreano), uma matéria de ciência ( física, química, biologia, geologia ) e uma matéria de ciência social (história do Japão, história do mundo, geografia, política e economia, ética). Para as particulares, é preciso fazer 3 matérias normalmente. Porém, tudo depende da faculdade que você quer cursar.
Também não há um SISU por lá. Só depois de terminar Center Shiken que os estudantes precisam fazer as inscrições nas universidades públicas que querem entrar, podendo escolher no máximo duas. Nesse período eles ainda não podem saber as notas antes das próximas provas, mas os jornais publicam os gabaritos no dia seguinte. Já as provas da segunda etapa são realizadas entre início de fevereiro e início de março.
No Japão existem mais vagas nas universidades do que número de jovens, então é um pouco mais fácil passar, devido a queda de nascimentos. Embora, como vemos nos animes, algumas universidades têm provas bem mais complicadas -_-
E aí, como vocês foram hoje? Gostaram da curiosidade? :D
PS: esta ilustração é uma das artes especiais feitas para a publicação de Aika na amazon, onde vamos a Aika treinando :3
Não se esqueçam que essa noite tem sorteio \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário